quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Meu ônibus

Logo que entrei no ônibus pude sentir um frio da barriga, que se fez presente durante todo o percurso.
Já presentes no ônibus, podia ver um senhor dos cabelos grisalhos e uma senhora nova, dos cabelos escuros, quase negros. Trocavam beijos e abraços, seguidos de palavras bonitas e sorrisos sem fim.
Em seguida, após minha entrada, uma nova passageira: pequena, olhos claros, cabelos lisos.
Com o tempo apareceram pessoas que se aproximavam do casal como se fossem parentes. Todos simpáticos e muito bem vestidos. Me olhavam e sorriam, bobos.
Uma música bonita tocando ao fundo, uma melodia alegre que se misturava com o som das conversas e dos risos que permaneciam constantes.
Destinos diferentes: cidades grandes, cidades pequenas, cidades ainda menores. E o ônibus se enchendo, a cada nova parada, de pessoas que mal entravam e já exibiam aquele sorriso tão acolhedor e sincero, ao se aproximarem de mim.
O ônibus, praticamente lotado, não oferecia espaço para todos os passageiros, que aos poucos trocavam o sorriso por uma expressão de tédio, de cansaço. Os que não conseguiram se acomodar, trataram de descer na parada mais próxima, passando por mim como se fosse uma estranha, como se fosse a culpada.
Uma nuvem escura atravessou o ônibus, rápida e discreta, mas que assustou os passageiros. Logo que se foi, sorrisos tímidos surgiam, novos assuntos e nova música, agora mais agitada.
Pude ver que o ônibus seguia um ritmo bom, não houveram acidentes, não houveram reclamações...
Alguns passageiros entraram e me fizeram sorrir de uma forma diferente, se aproximaram de mim e pronunciaram as palavras que pareciam reais.
Logo que possível, desceram do ônibus, pois não encontravam mais o que queriam, lá dentro.
Alguns passaram apenas para deixar alguma lembrança, outros pra deixarem lágrimas, saudades.
Pude assistir a tudo, de cabine do motorista, onde dirigia o ônibus.
Quero deixar aqui meu agradecimento aos passageiros que me ajudaram a manter o ônibus na mais perfeita ordem, e aos que permaneceram.